Células de processamento

um microprocessador
Imagem cedida pela IBM
Super potente, embalagem minúscula. Existem 234 milhões de transistores neste microprocessador.
O conjunto do processador celular é como se fosse um time de processadores funcionando em um chip para suportar a grande carga computacional necessária para a operação dos vídeo games da próxima geração. Para entender como o processador celular funciona, vamos conhecer cada uma das partes principais que o compõe.

O "elemento processador" da célula é o Power PC core de 3.2-GHz equipado com cache L2 de 512 KB. O PowerPC core é um tipo de microprocessador similar àquele que você encontra no Apple G5. É um processador potente e poderia facilmente fazer sozinho com que um computador funcione; mas no processador celular, o PowerPC core não é o único processador. Ao invés disso, ele é o "gerenciador". Ele delega o processamento aos oito outros processadores no chip, os Elementos Processadores Sinérgicos (SPE).

A carga de trabalho do computador passa pelo Power PC core. O núcleo então avalia o trabalho a ser feito, observa o que os SPEs estão processando e decide como melhor distribuir a carga de trabalho para alcançar a máxima eficiência.

Os fatos
Quando? Chegou às prateleiras nos Estados Unidos em novembro de 2006.
Quanto custa? O preço inicial era de US$ 549 para a configuração de 60GB e de US$ 499 para a de 20 GB.
Cada um dos SPEs usados no processador celular são processadores vetoriais SIMD (Single Instruction, Multiple Data) de 128 bits. Os processadores vetoriais são projetados para processar rapidamente várias informações de uma só vez. Eles eram comumente usados na década de 80 em supercomputadores científicos grandes e potentes e foram criados como uma alternativa mais rápida ao processador escalar. Os processadores escalares podem trabalhar somente com um dado de cada vez. Apesar desta limitação, os avanços no projeto e desempenho dos escalares tornou o uso dos processadores vetoriais muito raros nos dias de hoje. No entanto, devido à capacidade do processador vetorial de lidar com vários dados de uma só vez, a IBM ressuscitou o seu projeto para o processador celular. Existem oito SPEs no chip, mas somente sete deles fazem o processamento. O oitavo SPE foi colocado como um componente extra em caso de um dos sete falhar.

Cada um dos SPEs vem equipado com uma SRAM de 256KB. Esta memória de alta velocidade ajuda cada SPE a processar os números rapidamente. A memória do SPE também é visível ao elemento processador principal. Isto permite ao PowerPC Core utilizar os recursos de cada SPE da maneira mais eficiente possível. Tudo isto contribui para uma potência inédita em um eletroeletrônico de consumo.

Sintetizador de realidade

Considerando que os gráficos são muito importante para os computadores (e especialmente para computadores projetados para se jogar vídeo games), existem microprocessadores dedicados somente à criação e exibição de gráficos. Este processador é chamado de Unidade de Processamento Gráfico (GPU). Um dos aspectos mais esperados do PlayStation 3 é a nova GPU que foi criada especialmente para ele, o "sintetizador de realidade" da RSX.

uma cena de the getaway 3
2005 Sony Computer Entertainment Inc.
O Sintetizador da Realidade GPU tem a capacidade de criar os ambientes realistas do jogo do PS3 "The Getaway 3" que ainda será lançado

A Sony projetou o RSX em conjunto com a fabricante de placas gráficas Nvidia (em inglês). O RSX é baseado na tecnologia de gráficos Nvidia's GeForce (em inglês). É um chip gráfico de 550 MHz e 300 milhões de transistores. Para colocar isto em perspectiva, de acordo com o informe publicitário da Nvidia (em inglês), o número de transistores no RSX é "maior do que o número total de transistores nas unidades de processamento central e nas unidades de processamento gráfico dos três maiores sistemas de geração combinados".

Diferentemente da GPU no Xbox 360, o RSX é construído sobre a estrutura tradicional e independente do vertex/pixel shader. Os shaders são programas de computador que determinam a aparência final do que você vê na tela quando se trata de animação de computador. Para saber mais sobre shaders, veja a nossa resposta à questão: "O que são sombreamento Gouraud e mapeamento de textura nos videogames em 3-D?"

uma cena de
2005 Sony Computer Entertainment Inc.
Iluminação em tempo real, sombras e reflexos aumentam o nível de realismo em jogos como "the Getaway 3"

Tudo isso é reproduzido em um nível de detalhe gráfico nunca antes visto em um console de vídeo game. Com uma saída HDMI, o PS3 deve comportar 480i, 480p, 720p, 1080i e 1080p.

Características especiais

O PlayStation 3 possui um drive frontal de disco ótico Blu-ray. Os jogos do PlayStation 3 são distribuídos em discos Blu-ray. Estes discos podem armazenar até 54 GB de conteúdo, enquanto o dual-layer em formato de DVD normalmente usado pode armazenar somente cerca de 4.7 GB (ou 8.5 GB no formato DVD-9). Mesmo que ele possua o drive Blu-ray, os jogadores podem continuar usando os antigos jogos do PlayStation e do PlayStation 2 no PlayStation 3. O drive de disco comporta:

  • CR-ROM
  • CDR+W
  • DVD
  • DVD-ROM
  • DVD-R
  • DVD+R
  • SACD (em inglês)

PlayStation 3 na cor prata
2005 Sony Computer Entertainment Inc.
O PlayStation 3 pode ser posicionado tanto horizontal quanto verticalmente

O PlayStation 3 foi lançado em duas configurações, um modelo de disco rígido de 60 GB e outro de 20 GB. A configuração de ambos inclui:

  • 1 porta Gigabit Ethernet (em inglês);
  • 4 portas USB;
  • 1 saída HDMI;
  • composite vídeo (com cabo AV dedicado);
  • S-vídeo (com cabo AV dedicado);
  • component vídeo (com cabo AV dedicado);
  • saída ótica para áudio;
  • bluetooth 2.0 EDR.

O modelo PS3 de 60 GB contém ainda:

  • conexão wireless 802.11 b/g embutida;
  • entrada de memória Flash, compatível com Compact Flash, Secure Digital and Memory Stick Duo.

Parte de trás de um ps3 prata disposto verticalmente
2005 Sony Computer Entertainment Inc.

O áudio do PS3 foi atualizado. O novo console comporta:

  • Dolby Digital 5.1
  • DTS
  • LPCM (em inglês)
  • DSP

Não há o que discutir sobre o sucesso do serviço de jogos online Xbox Live (em inglês) da Microsoft. O Xbox Live fundou a primeira comunidade coesa de jogos de console online, ostentando mais de um milhão de assinantes. O PlayStation 2 também podia executar jogos de múltiplos participantes online, mas os usuários precisavam comprar um adaptador de rede extra para poder fazê-lo. Adicionalmente, a Sony deixou que cada empresa de jogos construísse e hospedasse a sua própria comunidade de jogos online, por isso o PlayStation 2 nunca ofereceu a estrutura online que o Xbox oferece. Com o PS3 será diferente. Após a exposição de 2005, se a Sony espera adiar o avanço da Microsoft no mercado de consoles, será crucial a criação de uma comunidade online coesa. Aparentemente eles concordam. O presidente da Sony, Kaz Hirai, disse que uma comunidade online é essencial. Elementos úteis, tais como mensagens de texto, listas de amigos, perfis dos jogadores e mensagens de texto e voz serão disponibilizadas gratuitamente [referência (em inglês)].

ps3 nas cores branca, prata e preta
2005 Sony Computer Entertainment Inc.
O PlayStation 3, disponível nas cores branca, prata ou preta, está pronto para ser conectado online assim que retirado da embalagem, sem precisar do adaptador de rede

Controles e jogos

p>Controle
Não esqueça o PSP
Os usuários podem conectar o sistema de jogos PSP ao PS3 através de uma conexão WiFi e usá-lo como um controle habilitado para vídeo.
O projeto do controle do PlayStation permaneceu basicamente o mesmo desde o lançamento do console original em 1994. Em 2005, a Sony decidiu acabar com aquele projeto clássico para o PS3 e apresentou o novo Dual Shock 3. No entanto, possivelmente devido ao esmagador retorno negativo, a Sony livrou-se daquele projeto e está voltando para algo mais familiar. Mas com uma mudança: ele é sensível ao movimento. Como informado, o novo controle (sem sensor externo) possui "seis graus de liberdade" [referência (em inglês)].

o controle dual shock 3 do ps
2005 Sony Computer Entertainment Inc.
O abandonado Dual Shock 3 parecia-se com um bumerangue

o controle dual shock original
2006 Sony Computer Entertainment Inc.
O novo controle parece-se com o DualShock original apenas na aparência

Ele se parece muito com o controle DualShock do Playstation, mas o novo controle sensível ao movimento não transmitirá a sensação de ser o mesmo. O "shock" foi descartado em favor do sensor de movimento, que não funcionaria adequadamente com o dispositivo de vibração posicionado em seu lugar. Duas versões do novo controle, um com fios e outro sem, foram exibidas durante a pré-conferência de imprensa em 2006 na Sony.

Jogos
O PlayStation 3 foi lançado com mais títulos em catálogo do que qualquer console da próxima geração. Isto porque o PlayStation 3 será capaz de reproduzir qualquer jogo que já tenha sido feito para o PlayStation ou PlayStation 2. O desenvolvimento já está adiantado para uma grande e impressionante lista de lançamento de títulos para o PS3. Abaixo, alguns dos jogos lançados junto com o console:

uma imagem de
2005 Sony Computer Entertainment Inc.
The Getaway 3

  • Resistance: Fall of Man
  • Genji: Days of the Blade
  • NBA '07
  • Call of Duty 3
  • Mobile Suit Gundam: CROSSFIRE
  • Ridge Racer 7
  • Tony Hawk's Project 8
  • Tom Clancy's Rainbow Six Vegas
  • Full Auto 2: Battlelines