segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Israel cria microrrobô que poderá combater câncer

Com aparência de um inseto, novidade se agarra às paredes dos vasos sanguíneos.
No caso de tumores, poderia levar partícula radioativa a um lugar específico.

O trabalho de dois jovens cientistas de Haifa, ao norte de Israel, atraiu holofotes do mundo inteiro. Eles inventaram um microrrobô com aparência de inseto capaz de se agarrar às paredes dos vasos sanguíneos mesmo contra a corrente.


Com um milímetro de diâmetro e quatro de comprimento, a novidade, já testada em tubos plásticos e artérias de animais, é movida por um campo magnético, que controla o movimento e a velocidade, sem a necessidade do uso de cabo ou bateria. Por enquanto, há apenas uma limitação: o robô só anda em um sentido. "Estamos trabalhando em um que ande nos dois sentidos. Mas para algumas terapias, é interessante que ele permaneça no corpo, como um implante. Feito de silicone, ele é biologicamente compatível", diz o professor Moshe Shoham.


Depois de tantos cálculos e testes, os inventores parecem ansiosos para ver o ViRob, ou robô vibratório, em ação na medicina. "Ele poderia, por exemplo, levar uma partícula radioativa a um lugar específico, no tratamento de câncer. Em vez de uma quimioterapia, que afeta o corpo todo", diz um dos cientistas.


O custo não deve ser problema, já que o preço comercial seria de algumas centenas de dólares, somente. O próximo passo será os testes clínicos com seres humanos em dois ou três anos, segundo estimativas dos pesquisadores.


Ficção científica
Até então, o feito dos dois jovens só era possível na ficção. O filme "Viagem Fantástica", por exemplo, um clássico do cinema, de 1966, conta a história de um grupo de cientistas em miniatura que salva a vida de um homem ao dissolver um coágulo no cérebro dele por meio da corrente sangüínea. O filme "Viagem Insólita", de 1987, mergulhou no mesmo tema. Nos dois casos, veias e artérias são desbravadas em submarinos microscópicos.

[Assista o Video]



0 comentários:

Anúncio provido pelo BuscaPé

++++++++++++++++[Aki Tem Mais]+++++++++++++++++

Em todos os arquivos contidos neste site, devem ser feitos downloads somente para teste, devendo o usuário apagá-los ou comprá-los após 24 horas. Todos os links e arquivos que se encontram no site, estão hospedados na própria Internet, somente indicamos onde se encontra, não hospedamos nenhum CD ou programas que seja de distribuição ilegal. Os donos, webmasters e qualquer outra pessoa que tenha relacionamento com a produção do site não tem responsabilidade alguma sobre os arquivos que o usuário venha a fazer download e para que irá utilizá-los. Ao utilizar os links deste site, você reconhece completa responsabilidade pelas consequências legais das suas ações. Se não concordar está obrigado legalmente a abandonar o site.